sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Avenida Ruy Barbosa, 1081





Especificação: Construção de um sobrado luxuoso, no nível da rua e, em estilo eclético, (mas com detalhes do art déco em sua arquitetura), originalmente, com portas e janelas em esquadrias de madeira, bambinelas, venezianas e vidros, ora transformada em janelas com vidro e grade, o que também pode ser observado na sacada moderna ao lado do edifício, cuja marquise faz parte do projeto original.
Não há ornatos e nem apliques na fachada, mas a cimalha em alto relevo chama a atenção pela sua harmonização alicerçada nas pequenas marquises sobre as janelas, de modo a protegê-las das chuvas.
No térreo, em que as lojas foram transformadas em lojas comerciais, o estilo está completamente descaracterizado, o que não impede que o imóvel, como um todo, seja tombado como patrimônio histórico da cidade.
A platibanda, de construção singela, esconde o telhado de telha francesa, o que não impede que o prédio esteja listado nominalmente para tombamento na Lei Municipal 7.972/2008 (Plano Diretor), pela sua importante no contexto da paisagem urbana da Avenida Ruy Barbosa, naquele trecho à margem do Rio Paraíba do Sul.

Localização: Avenida Ruy Barbosa, 1.081 – Centro Histórico

Época de Construção: 1940. Aproximadamente.

Estado de Conservação: Razoável. O imóvel precisa ser restaurado em suas estruturas, inclusive as escadas e cômodos internos.

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de José Roberto Peres seus Representantes e/ou Herdeiros. (CPF 322.230.307-00)

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28013-0000.

Processo nº: 00989/2016

Protocolo nº: 2016.115.001033 – 8 - PA

Inventário efetuado em: 15 de Fevereiro de 2016.
Pesquisa realizada por: Professor Orávio de Campos Soares
Trabalho de Campo: Jornalista Maria Lúcia Bittencourt da Fonseca
Fotografias: Valdimir da Silva Salino

Responsável: Orávio de Campos Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário